top of page

Os Subgêneros de filmes de Terror |


Gêneros de filmes. São extremamente versáteis para agradar os mais variados tipos de público.


De acordo com o autor Ronald Bergan:


Quando um filme é rotulado como faroeste, musical ou comédia romântica, isso cria no público expectativas em relação ao gênero ou tipo de filme que verá. Ainda que alguns aspectos variem dentro de cada categoria, eles têm padrões reconhecíveis em termos de tema, época, ambientação e trama, além de iconografia e os outros tipos de personagens retratados.

Sendo assim, cada gênero possui características que facilitam ao espectador identificar, por meio dos elementos narrativos e ambientação, qual tipo de filme ele está assistindo.


E, com a evolução do cinema e o desenvolvimento do gênero no decorrer das décadas, surgiram o que foi chamado de subgênero.


Noferatu (1922)>subgêneros de filmes de terror>nonhilum
Nosferatu (1922) de F. W. Murnal

O que são subgêneros?


Etimologicamente falando, subgênero significa: "divisão de um gênero de seres ou objetos que compartilham características ou atributos similares".


  Sendo assim, é um tipo de subcategorização a partir de características semelhantes, porém com algumas modificações.


  No cinema, o quesito gênero e subgênero é bem flexível, já que, no decorrer da sua história, muitos filmes acabaram misturando mais de um gênero em um mesmo filme. Por conta disso, não tem um número exato e fixo de gêneros cinematográficos.


Ghostface>Pânico>subgêneros de filmes de terror
Ghostface - Saga Pânico

  (A arte em si parece ter vida própria e se molda como quer).


  Enfim, vários dos gêneros base que conhecemos (ação, fantasia, romance, etc.) possuem seus subgêneros, como, por exemplo, comédia romântica, fantasia sombria, super-herói e afins.


Por ser outubro, mês do Saci e do Halloween, vou destrinchar um pouco sobre os subgêneros do terror e suas peculiaridades.



Terror vs Horror


 Mas, antes disso, vamos conhecer a diferença entre terror e horror, que, apesar de estarem intrinsecamente conectados, são coisas diferentes.


São definições bem simples:

  • O terror propriamente dito é o que anda lado a lado com o medo e a expectativa de um susto, deixando a gente em alerta para o que vai acontecer a seguir;

  • Já o horror é o choque e o nojo de alguma cena chocante e inesperada.


Os dois podem se misturar? Perfeitamente. Como foi dito antes, é muito comum características de dois ou mais gêneros estarem presentes em uma única obra.


Já enrolei demais, vamos aos subgêneros de filmes terror:



Terror Psicológico


O terror psicológico é, particularmente, um dos meus favoritos. Ele utiliza da mente humana para gerar toda a atmosfera assustadora, fazendo com que o personagem e até você que assiste questionem o que é real e o que não é.


Corra! (2017)>subgêneros de filmes de terror
Daniel Kaluuya como Chris em Corra! (2017)

Ele não possui uma data específica de início, porém começou a se popularizar após o lançamento do filme Psicose (1960) de Alfred Hitchcock e, a partir daí, vários outros filmes passaram a abordar o terror com aspectos psicológicos como ilusões, confusão, paranoia, etc.


Alguns filmes são:

  • Corra! (2017)

  • O Iluminado (1980)

  • Cisne Negro (2010)



Terror Gótico


Esse veio direto da literatura inglesa do século XVIII com o livro "O Castelo de Otranto" (1764) de Horace Walpole. Já no cinema, se consolidou na década de 1930 com adaptação de "Drácula" (1931), apesar de as narrativas de décadas anteriores já abordarem essa temática.


Nosferatu (2025)>subgêneros de terror
Lily-Rose Depp como Helen Hutter em Nosferatu (2025)

O terror gótico tem uma ambientação de época, geralmente entre os séculos XVIII e XIX, em castelos antigos e ruínas. Esse tipo de subgênero se mistura com características de outros dois: o psicológico e o sobrenatural (que vou destrinchar em breve), então fantasmas, vampiros e outros monstros podem estar presentes.


Além de trazer metáforas e críticas sociais a partir do sobrenatural: maldições, desejos reprimidos e até mesmo a insanidade.


Alguns filmes são:

  • Nosferatu (1922) (considerado um dos pioneiros)

  • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

  • A Colina Escarlate (2015)



Slasher


Esse é o clássico queridinho de muitos fãs de terror. O slasher se consolidou no cinema a partir da década de 1970 com os filmes: "Massacre da Serra Elétrica" (1974) e "Halloween" (1978).


massacre da serra eletrica (1974)> subgêneros dos filmes de terror
Leatherface, antagonista de "O Massacre da Serra Elétrica" (1974)

Suas principais características envolvem um assassino inicialmente anônimo que deixa um grande rastro de mortes, configurando-se como um assassino em série (ou serial killer), utilizando armas brancas como facas, machados e até serra elétrica (sim, é uma arma branca, tá passada?).


Geralmente, nessas histórias temos uma final girl que o confronta e o derrota (mesmo tendo uma grande chance dele voltar no filme sequência ou alguém assumir o manto por ele).


Alguns filmes são:

  • Sexta-Feira 13 (1980)

  • Pânico (1996)

  • Brinquedo Assassino (1988)



Terror Sci-Fi


O terror de ficção científica também surgiu da literatura com Frankesntein (1818) de Mary Shelley (mãe divônica) e outras obras que abordavam a insegurança da modernidade por conta da Revolução Industrial.


Frankestein (1931)> os subgêneros de filmes de terror
A Criatura - Frankenstein (1931)

  No cinema, chegou entre o fim da década de 1920 e o começo da década de 1930 com filmes como "Metrópolis" (1927) e "Frankenstein" (1931), porém foi mais consolidado a partir de 1950, no período da Guerra Fria e o medo do estrangeiro, como retrata o filme "Godzilla" (1954).


  As principais características envolvem temáticas científicas como viagem no tempo, alienígenas, robôs e, agora, Inteligências Artificiais.


Alguns filmes são:

  • Alien, O 8º Passageiro (1979)

  • M3GAN (2022)

  • O Nevoeiro (2007)



Terror Teen


 Esse é o mais simples de todos. O fenômeno dos anos de 1980 e 1990, em que um grupo de adolescentes que está no ensino médio (muitas vezes prestes a começar a faculdade) lida com situações aterrorizantes dentro e fora dos corredores da escola.


Carrie a estranha> os subgêneros de filmes de terror
Sissy Spacek como Carrie White em Carrie: A Estranha (1976)

  A principal marca registrada são adolescentes (interpretados por atores de 25 para cima) e o ambiente escolar, em que acontecem perseguições por um assassino ou ser sobrenatural. Porém, também pode trazer temáticas sobre bullying, sexualidade e outros temas de "jóvis".


Alguns filmes são:

  • Carrie: A Estranha (1976)

  • Garota Infernal (2009)

  • Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)



Found Footage


O found footage (ou filmagem encontrada) se trata de filmes com a estética de uma gravação (seja câmera ou tela de dispositivos) feita pelos próprios personagens do filme. Como uma forma imersiva de fazer o público acreditar de alguma forma que o que está acontecendo é real.


A Bruxa de Blair (1999)> os subgêneros de filmes de terror
Heather Donahue como ela mesma em "A Bruxa de Blair"

  Esse subgênero se popularizou com "A Bruxa de Blair" (1999), em que realmente fizeram várias tramóias para que as pessoas acreditassem que não era um filme de ficção. E, a partir dos anos de 1999, esse formato rendeu vários filmes semelhantes.


Alguns filmes são:

  • Amizade Desfeita (2014)

  • Atividade Paranormal (2007)

  • Entrevista com o demônio (2023)



Terror Sobrenatural


  O terror sobrenatural é o tema mais velho que existe. Já que, nas mitologias de povos antigos, existiam histórias assustadoras de seres poderosos e malignos, como as Górgonas (espécie mítica da Medusa).


O Solar do Diabo>George Meliés> subgêneros de filmes de terror
O Solar do Diabo de George Meliés (1896)

  Passando pela literatura europeia e chegando ao cinema, a primeira obra que se considera um terror sobrenatural é o curta-metragem "O Solar do Diabo" (1896) de George Meliès.


  Porém, foi se consolidar em 1930, junto ao subgênero gótico (subgênero é uma maravilha, né? Mistura tudo, depois a gente não sabe identificar qual é o principal, tô ficando maluca já).


  As principais características envolvem justamente monstros famosos: vampiros, múmias, fantasmas, gente morta no geral.


Alguns filmes são:

  • A Bruxa (2015)

  • Hora do Pesadelo (1984)

  • Premonição (2000)



Trash


O subgênero do trash (lixo em inglês) é o terror dos absurdos, que quase se assemelha ao terror cômico (já vou falar dele, calma). São tantas coisas absurdas e toscas que você pensa: "era melhor ter ido ver o filme do Pelé".


filme de terror do Ursinho Pooh>subgêneros de filme de terror
Ursinho Pooh do filme Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023)

  O termo trash foi consolidado na década de 1960, porém filmes com a estética e a cultura do lixo já existiam. Suas principais características são justamente a trama absurda e nojenta, o sensacionalismo e o baixo orçamento (inspirado em filmes da época de 1930).


Inclusive, o diretor Ed Wood (o qual possui um filme biográfico em que Johnny Depp o interpreta) é considerado um dos principais nomes do trash, principalmente por causa de seu filme "Plano 9 do Espaço Sideral" (1957).


Alguns filmes são:

  • O Urso do Pó Branco (2023)

  • O Ataque dos Tomates Assassinos (1978)

  • Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023)



Gore


O gore (ou splatter) é o subgênero mais grotesco de nojento que tem (mas eu gosto).


Archie, o palhaço de terrifier>os subgêneros de filmes de terror
Archie, O Palhaço em Terrifier (2016)

  Não existe uma data definitiva de quando surgiu o subgênero, porém temos uma base que foi na década de 1963 por causa do filme Banquete de Sangue (Blood Feast) de Herschell Gordon Lewis.


  A principal característica do Gore é o choque por meio da violência gráfica extrema, com mutilação, esquartejo, tortura, enfim, uma nojeira.


Alguns filmes são:

  • Terrifier (2016)

  • Jogos Mortais (2004)

  • Hellraiser - Renascido do Inferno (1987)



Terrir (ou Terror Cômico)


 Esse é um barato. São filmes que misturam tanto os absurdos da comédia quanto as características de terror.


ghostface do filme de comédia de Pânico>subgêneros de filmes de terror
Assassino de Todo Mundo em Pânico (2000)

  Traz os clichês do terror e, geralmente, ironiza, fazendo piadas sobre os mesmos clichês. Os filmes de terror cômico, em sua maioria, são paródias de filmes de terror conhecidos e podem fazer referências exageradas (e engraçadas) de filmes de outros gêneros, como a gente vê no clássico do terrir "Todo Mundo Em Pânico" (2000).


Alguns filmes são:

  • A Morte Te Dá Parabéns (2017)

  • Zumbilândia (2009)

  • A Babá (2017)



Terror Religioso


Por fim, o gênero que conquista muitos católicos e não católicos (porque, apesar do nome, a esmagadora maioria é tudo de tema católico).


menina do exorcista>os subgêneros de filmes de terror
Linda Blair como Regan MacNeil em "O Exorcista" (1973)

  O terror religioso deu partida na literatura, porém os filmes pioneiros do subgênero foram "O Bebê de Rosemary" (1968), que trazem aí o mito do anticristo, e o mais famoso, diria eu, "O Exorcista" (1973).


  O foco desse subgênero específico é justamente resgatar histórias da Bíblia, mostrar e utilizar possessões, demônios e exorcismos para compor a narrativa, além de trazer questões sobre a dúvida da fé e corrupção de líderes religiosos.


Alguns filmes são:

  • Apóstolo (2018)

  • A Freira (2018)

  • Invocação do Mal (2013)



Perceberam que a década de 1960 marcou o início de vários subgênero, né? Achei o máximo. Por hoje é só, beijocas e até sexta.





Fontes:

Guia Ilustrado Zahar de Cinema, Ronald Began 3 ed. (Capítulo 3, p. 115)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Introdução
bottom of page