top of page

Top 9 Filmes de Terror com Premissas Interessantes


Os filmes de terror, por muito tempo, foram associados apenas a temas de exorcismos, demônios e casas mal-assombradas.


Porém, muitos filmes de terror possuem temáticas muito impactantes que vão além de demônios e fantasmas e usam artifícios muitas vezes banais e psicológicos que podem causar algum tipo de reflexão e impacto.


Então, hoje vamos ver alguns filmes desse gênero que trazem abordagens interessantes.



Midsommar (2019)


Florence Pugh em Midsommar (2019) filmes de terror)

Esse filme atraiu muita gente pelo fato dos acontecimentos se passarem no clarão do dia. Já que normalmente a noite cria uma atmosfera mais tenebrosa.


 Após perder sua família em um evento traumático, Dani viaja com seu namorado (babaca) e seus amigos (mais babacas ainda) para a Suécia e participa do festival de solstício de verão. Apesar de tentar se distrair, Dani presencia vários rituais bizarros que ativam todos os seus traumas novamente.


  O elemento que torna esse filme tão peculiar (além de se passar de dia) é que a seita utiliza diversas drogas naturais que mexem com o psicológico dos personagens e manipulam a narrativa de forma bizarra e quase amigável (tem outro ponto desse filme que é bem bacana de analisar, mas vai ser assunto para outro post).



O Diabo de Cada Dia (2020)


Bill Skasgard e Michael Banks Repeta em O Diabo de Cada Dia (2020) filmes de terror

Esse é um dos meus favoritos, não só pelo elenco, mas pela reflexão que o filme traz.


A obra, baseada no livro de Donald Ray Pollock, nos mostra personagens que vivem em uma cidadezinha no estado de Ohio no período de pós-Segunda Guerra. Arvin cresceu vendo a violência e a religião se misturarem frequentemente. Apesar de crer na paz, Arvin não escapa do ciclo que repudia quando algo acontece com sua irmã de consideração.


O filme é um show de narrativa (e acho o cúmulo esse filme não ser comentado como deve). Nós temos um rapaz que é contra a violência, justamente pelo histórico de seu pai, porém, quando uma pessoa querida é ameaçada, ele recorre àquilo que um dia ele repudiou.


Aborda temas como a religiosidade, manipulação, corrupção, a natureza humana quando se sente ameaçada, a dualidade das pessoas (bem e mal estão em todos) e ciclos, já que Arvin fez o mesmo que seu pai.



A Colina Escarlate (2015)


Mia Wasikowska em Colina Escarlate (2015) filmes de terror

Obra do queridíssimo Guillermo Del Toro, diretor do novo Frankenstein (ele conseguiu me fazer shippar o Loki com a Alice, brabo demais).


O filme gira em torno de Edith, uma jovem e abastada romancista que se casa com Thomas Sharpe, inventor e engenheiro que mora em uma mansão remota numa alta colina distante de Londres. Ao longo do tempo, Edith percebe que mora em um lugar assombrado não só por fantasmas, mas por pessoas reais.


Eu tenho um carinho muito pessoal por esse filme, por causa do elenco que fez parte da minha infância e por já acompanhar os trabalhos do Guillermo Del Toro (me inspiro bastante nele) e curtir a estética fantasiosa dele.


O filme traz, sim, aspectos sobrenaturais muito interessantes, que agregam à história de forma muito fluida e inteligente. Traz uma jovem médium (já que recebe avisos por meio de sonhos e os fantasmas aparecem para ela) e um plot que eu fiquei boquiaberta.



Mulher no Jardim (2025)


A mulher no Jardim (2025) filmes de terror

Acho uma das maiores injustiças de 2025, esse filme não ter tanto destaque.


O filme nos mostra uma mãe e dois filhos que moram em uma área distante da cidade (famosíssimo clichê) que estão tendo que se adaptar após um acidente de carro que levou embora o marido e pais das crianças. Mas, de repente, a figura de uma mulher misteriosa sentada em uma cadeira no jardim da casa chama atenção da família.


Esse filme possui muitos clichês (que eu particularmente não gosto), mas ele tem muitas metáforas sobre o luto, depressão e a perda de uma pessoa importante, mesmo tendo que demonstrar força para os seus.


Apesar da desenvoltura lenta, o filme traz mensagens sobre luto, traumas e reflexo das nossas ações, trazendo isso para um contexto mais assustador. Na história, várias informações vão aparecendo sobre a mãe e o acidente, que estão ligados àquela mulher que está do lado de fora de sua casa.



Maria e João: O Conto das Bruxas (2020)


Sophie Lily como Maria em Maria e João: O Conto das Bruxas (2020) filmes de terror

Eu considero essa uma das melhores adaptações de João e Maria, porque traz novas camadas.


Acredito que a maioria conheça a história de dois irmãos que foram expulsos de casa porque os pais não tinham condições de sustentar as crianças. De tanto caminharem pela floresta, encontram uma casa de doces com uma bruxa canibal (nunca parou para pensar nisso, né, more?).


A adaptação de Oz Perkins tem uma pegada muito mais psicológica para criar tensão, por exemplo: a bruxa usa o fato de que os irmãos estão famintos para atraí-los para dentro de casa em troca de realizar tarefas domésticas.


Nesse meio tempo, Maria descobre vários segredos da senhora que os acolheu e habilidades que sequer sabia que tinha.



Entrevista como Demônio (2023)


Entrevista com o Demônio (2023) filmes de terror

Um filme que traz uma pegada mais sobrenatural, porém, em estilo Found Footage.


O filme retrata um apresentador de um programa famoso que deu uma pausa na carreira após a morte da esposa. Para retornar em grande estilo, Jack Delroy resolve trazer uma convidada inusitada para seu show e melhorar a audiência.


É intrigante o plot twist que tem no fim do filme, já que explora bem como o sensacionalismo se conecta com a sede de poder de uma pessoa para ascender, independentemente do que tenha que pagar por isso.



Juntos (2025)


Cena de tensão no filme de terror Juntos (2025)

O filme apresenta aspectos do body horror e utiliza uma metáfora sobre a dependência emocional.


Tim e Millie são um casal que está passando por dificuldades no relacionamento, mas, mesmo assim, resolvem se mudar juntos para o interior. Após ficarem presos em uma caverna numa trilha, uma força sobrenatural passa a agir em sua relação para que nunca se separem (literalmente).


Minha percepção foi que o body horror serviu como uma forma de integrar uma dependência emocional de ambas as partes. Já que Millie, apesar de saber que o namorado é um banana, continua com ele na esperança de que ele mude. Enquanto Tim depende dela para literalmente TUDO.


Apesar de não dar tanto susto, ele também tem uma pegada mais psicológica com características do terror sobrenatural, body horror e suspense. Pois ele gera muito mais angústia e ansiedade do que o jumpscare em si.



Sorria (2022)


Sorria (2022) filmes de terror

Esse é um dos poucos filmes com possessão demoníaca que eu achei criativa.


Rose, uma psiquiatra, passa a tratar uma garota que ela acredita estar sofrendo de estresse pós-traumático e comete suicídio repentinamente na sua frente enquanto sorri. Após esse evento, Rose começa a alucinar que está sendo perseguida por algo que conhece seus traumas mais profundos.


Eu achei interessante que, na história, eles usam um grande ciclo de mortes, porque o esquema do demônio desse universo é uma pessoa já possuída por ele se matar na frente de outra enquanto sorri, e, a partir disso, atormenta sua vítima psicologicamente por dias, possui essa pessoa e assim vai repetindo o ciclo.


Particularmente, não sou fã de filme com possessão e demônios, mas esse chamou minha atenção justamente porque essa entidade é sádica e ardilosa, esperando o tempo certo para atacar.



E aí, já assistiu a algum desses? Gostou, não gostou? Muitos deles foram detestados pelo grande público, tenho noção disso, mas eles todos trazem propostas muito boas (mesmo alguns não tendo sido executados tão bem).

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Introdução
bottom of page