top of page

Da Cuca até As Bruxas de Eastwick: 15 Bruxas icônicas | Filmes de Bruxas


No decorrer do tempo, as pessoas passaram a admirar bruxas por influência de filmes e séries. E essas obras ficaram na história por trazer personagens tão icônicas, ingressando na cultura pop e sempre sendo revividas em remakes.


Hoje vou listar algumas dessas séries e filmes de bruxas. Dá uma olhada:



Cuca


Cuca de Alessandra Negrini em Cidade Invisível

A maior bruxa da cultura brasileira: Cuca, a mulher metade mulher e metade jacaré que sequestra crianças malcriadas e desobedientes.


Cuca, apesar de ser um grande símbolo do folclore nacional, possui origem portuguesa com o nome "Coca", que significa "crânio".


Ela é uma das principais antagonistas do Sítio do Pica-Pau Amarelo, livro de Monteiro Lobato. Posteriormente, a Cuca foi adaptada para uma série televisiva, na qual vemos sua versão. loira e que mora em uma caverna.


Cuca retornou para as graças do público após o lançamento da série "Cidade Invisível" (2021) com a interpretação de Alessandra Negrini. Mas dessa vez a bruxa estava com a forma completamente humana.



Mortícia Addams


Mortícia Addams de Anjelica Huston

Mortícia Addams, a eterna obsessão de seu marido, Gomez (e nossa também).

Apesar de aparentar ser uma vampirona, em diversas adaptações da obra de Charles Addams, fica implícita sua natureza bruxesca.


No decorrer do tempo, Mortícia adquiriu poderes como: visões psíquicas e comunicação com os mortos (além de ser hábil com plantas, meio que uma habilidade de bruxas naturais).



Sabrina Spellman


Sabrina Spellman de Kiernan Shipka

Não podia deixar ela de fora, não é mesmo?


Bruxinha Sabrina apareceu pela primeira vez em 1969 no desenho animado "The Archie's Show" (o qual Riverdale é adaptação); no ano seguinte, conseguiu um seriado próprio que se chama "Sabrina and the Groovie Goolies".


Em 2018, ela voltou ao auge com a série "O Mundo Sombrio de Sabrina".

Seus poderes incluem: telecinese, levitação, cura, necromancia, autorressurreição, etc. (poder demais, bicho).



Tia Dalma - Piratas do caribe


Tia Dalma de Naomie Harris

(Essa é minha favorita)


Tia Dalma, nomeada Rainha do Vodu do universo de Piratas do Caribe, aparece pela primeira vez no segundo filme da franquia "Piratas do Caribe: O Baú da Morte" (2007).


Uma grande e respeitada feiticeira, com poderes e habilidades como: adivinhação, cartomancia, necromancia, ressurreição e hipnose. Além de muito poderosa, é a prisão humana da deusa do mar, Calypso.


(Fiquei em dúvida se eu colocava, já que bruxaria e vodu são coisas diferentes de acordo com várias fontes)



Dona Clotilde


Dona Clotilde A Bruxa do 71 de Angelines Fernández

Uma senhora residente da casa número 71, que, no imaginário das crianças da vila, é uma bruxa.


Dona Clotilde é frequentemente associada à bruxaria pelo aspecto misterioso de sua casa (que nenhum personagem além dela entrou), acusada de querer enfeitiçar o Seu Madruga por meio de guloseimas e o fato de ela ter um gato chamado Satanás (só pelo gato eu estou do lado das crianças).


Apesar de não ter poder nenhum, ela sempre será uma bruxa no coração dos fãs de Chaves.



A Bruxa Má do Oeste


A Bruxa Má do Oeste de Margareth Hamilton

  A Bruxa Má do Oeste (ou Elphaba pros fãs de Wicked), antagonista do conto de L. Frank Baum, "O Mágico de Oz". A famosa mulher da pele verde, cujo objetivo é governar Oz e ter os sapatos de sua irmã falecida de volta.


  Uma bruxa com tantos diversos poderes como: feitiçaria, teletransporte, controle de animais, telecinese e voo (o que é engraçado pensando que ela vive voando de vassoura ao invés de só se transportar para os lugares), só para no fim morrer com um balde de água.



Morgana - Castelo Rátimbum


Morgana de Rosi Campos

Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius (ou apenas Morgana), uma bruxa de 6.000 anos, tia-avó de Nino e moradora do Castelo Rá-Tim-Bum.


  Seus poderes mais pertinentes são: voar e transmutar objetos (eu também colocaria longevidade, já que ela possui uma aparência muito mais jovem do que a idade que possui).


  Fez parte da infância de diversas pessoas (inclusive a minha, que vivia assistindo à TV Cultura).



Irmãs Sanderson (Abracadabra)


Irmãs Sanderson de Abracadabra

O famoso trio de irmãs do filme Abracadabra, Sarah, Winifred e Mary, também não poderia ficar de fora dessa lista. 


As irmãs Anderson utilizam a vitalidade das crianças para permanecerem jovens e as três possuem poderes em comum, como: voo, criar poções, disparar raios e lançar feitiços.


Elas também possuem habilidades únicas de cada uma: Sarah utiliza sua voz para atrair crianças, Winifred pode manipular objetos e pessoas e Mary possui um olfato apurado para detectar crianças.



A Grande Bruxa Alta (Convenção das Bruxas)


Grande Bruxa Alta de Convenção das Bruxas (1990) Anjelica Huston

A Grande Bruxa Alta é a principal antagonista do livro de Roald Dahl, A Convenção das Bruxas. Livro que foi adaptado pela primeira vez em 1990 com a interpretação de Anjelica Huston (sim, nossa Mortícia) e, depois, em 2020, por Anne Hathaway. 


A personagem é a líder de todas as bruxas que existem no mundo. Seus poderes incluem olfato aprimorado, incineração, voar, lançar raios pelas mãos e realizar poções.


Seu principal objetivo é transformar todas as crianças em ratos para que os gatos das bruxas pudessem comê-los.



Úrsula


Úrsula de Pequena Sereia  live-action, Melissa McCarthy

(Dessa aí eu morria de medo e, hoje em dia, eu a acho uma diva)


Criada por Hans Christian Andersen como A Bruxa do Mar no conto "A Pequena Sereia", Úrsula possui como principais poderes: magia negra, ilusões, força sobre-humana e transformação (além de muito carisma e uma lábia para negociar que eu nunca vi). 


Ela é muito lembrada, também, como a personagem que foi inspirada pela drag queen Divine, da qual já fez vários filmes polêmicos (como "Pink Flamingos" de 1972).



As Bruxas de Eastwick


Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer em As Bruxas de Eastwick (1987)

O trio composto por Alexandra, Suckie e Jane (interpretadas por Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon) veio da adaptação do livro As bruxas de Eastwick, escrito por John Updike.


O filme nos mostra um trio de amigas que, frustradas por não terem alguém, tentam invocar o homem ideal que possa satisfazer suas vontades e, apenas após a invocação deste homem, despertam seus poderes de bruxa. 


Esses poderes incluem telecinese, levitação, controle mental e alquimia. 


Eu acredito que tanto o filme quanto as personagens são icônicas justamente por causa do elenco (que convenhamos, é um elenco poderoso).



Elvira


Elvira interpretada por Cassandra Peterson

A prima da Mortícia (brincadeira, mas bem que poderia)


A história de Elvira gira em torno dela, que conseguiu o dinheiro suficiente para poder ter o seu próprio show em Las Vegas e se mudou para uma cidadezinha conservadora. Depois de ir à mansão de uma tia, ela utiliza poderes para poder enfrentar os moradores da cidade que julgam seu estilo de vida.


O principal poder de Elvira vem de sua personalidade sedutora e atraente, porém há outros poderes, como teletransporte, descarga de energia, manipulação do vento, hipnose e força sobre-humana.



Nancy Downs


Nancy Downs de Jovens Bruxas interpretada por Fairuza Balk

Nancy Downs é uma das personagens do filme Jovens Bruxas (1996).


Líder fundador de um coven, junto com as suas amigas Bonnie, Rochelle e a protagonista Sarah.


Tanto Nancy quanto suas amigas possuem poderes de telecinese, manipulação mental, controle dos elementos, congelamento do tempo e lançamento de feitiços.


  Ela se tornou um ícone por conta de seu estilo e sua história (um tanto quanto dolorida e traumática), além de cenas resgatadas do filme, como quando Nancy e suas amigas descem do ônibus e o motorista alerta sobre estranhos e Nancy responde: "Nós somos as estranhas, moço".



Sally e Gillian Owns


Sandra Bullock e Nicole Kidman como Sally e Gillian no filme Da Magia à Sedução

As protagonistas são do filme inspirado no livro de mesmo nome da magia à Sedução", "Da Magia.


Sally Gillian Owens são irmãs de uma linhagem de bruxas amaldiçoadas, pois todo homem por quem se apaixona acaba morrendo (a personalidade das duas me lembra muito um livro da Jane Austen que também é sobre duas irmãs com personalidades opostas).


As irmãs possuem poderes distintos. Se ele tem poderes de lançar feitiços, telecinese, criar e controlar fogo e adivinhação. Enquanto o guilha possui poder de levitação, também telecinese e habilidade de criar poções. 


As personagens foram interpretadas por Sandra Bullock e Nicole Kidman (o que deve explicar o porquê de serem icônicas).



Samantha Stephens - Bewitched


Elizabeth Montgomery como Samantha Stephens em A Feiticeira (Bewitched - 1964)


Para finalizar nossa lista, vou fechar com Samanta Stevens, protagonista da série A feiticeira de 1964. 


A trama toda da sitcom é Samanta tentando viver uma vida normal com o marido enquanto esconde a sua natureza bruxesca, sempre prometendo a si mesma que não vai usar seus poderes, porém acaba quebrando essa promessa várias vezes. 


Seus poderes, incluindo teletransporte, manipulação da realidade (tipo a Wanda) habilidades mentais, controle de objetos, manipulação de tempo e sua marca característica, que ao torcer o nariz ela conjura magia.




Sua favorita está na lista? São muitas bruxas à solta, então foi difícil escolher só 15. Quem sabe ano que vem a lista não aumente.



Fontes:


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Introdução
bottom of page