São Paulo como cenário: filmes gravados nas Terra da Garoa | Aniversário de São Paulo
- Nathalia Silva
- 25 de jan.
- 4 min de leitura
É muito comum assistir a filmes que foram gravados em países, estados e cidades diferentes. Filmam uma diária em um local, depois em outro e depois em outro.
No nosso cinema brasileiro, não é diferente. Temos filmes com gravações feitas em pontos turísticos famosos, bairros nobres e edifícios que foram esquecidos com o tempo.
Comemorando o aniversário de São Paulo hoje, vou trazer alguns filmes gravados na capital, municípios e, até mesmo, outras cidades.
Carandiru (2003)

O filme "Carandiru", de Héctor Babenco, baseado no livro do Doutor Dráuzio Varella, teve suas filmagens realizadas dentro da própria Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. Utilizando alguns dos pavilhões do presídio que ainda estavam de pé.
Atualmente, o local abriga o Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns, o Espaço Memória Carandiru e a ETEC das Artes.
Que Horas Ela Volta? (2015)

O filme de Anna Muylaert que trata da jornada de Val teve diversas cenas em São Paulo, inclusive a mansão em que a protagonista trabalha está localizada no bairro do Morumbi, na capital paulista.
Era o Hotel Cambridge (2016)

O filme que junta ficção e realidade, com a direção de Eliane Caffé, nos mostra a jornada de refugiados e trabalhadores sem-teto que ocuparam o Edifício Cambridge e enfrentam uma ameaça de despejo.
O filme se passa no próprio Edifício Cambridge, localizado no Centro Histórico de São Paulo, próximo à Estação do Anhangabaú (de acordo com o Google Maps).
Durval Discos (2002)

O filme, também dirigido por Anna Muylaert, é situado na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros, zona oeste. Onde havia uma grande variedade de lojas de discos e a loja do Durval foi inspirada em uma loja que já existiu no bairro chamada Edgar Discos.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

O filme de Cao Hamburguer, situado na década de 70 durante a ditadura militar, teve gravações em Bom Retiro, na capital paulista, e cenas gravadas na cidade de Campinas.
De acordo com o perfil Sabe Aquela Cena, o filme traz algumas locações específicas como o pátio da CPTM e a Rua William Speers na região da Lapa, o Centro Cultural, a casa do povo na Rua Três Rios do Bom Retiro e o Edifício Irineo Checchia no Centro de Campinas.
Linha de Passe (2008)

Com direção de Daniela Thomas e Walter Salles, Linha de Passe acompanha quatro irmãos que buscam melhorar de vida por meio do futebol. Os meninos e sua mãe vivem na área periférica da Zona Leste de São Paulo, no distrito Cidade Líder.
O Puritano da Rua Augusta (1965)

Amácio Mazzaropi vive um milionário em crise que decide se aventurar por São Paulo. O Puritano da Rua Augusta foi filmado em locações como: o Viaduto do Chá, Avenida São João, Avenida 9 de Julho, a Rua Augusta (obviamente), a Praça da República e o Parque do Ibirapuera.
Muitas locações, não é? Pois é, também houve gravações em outras cidades do Estado como Taubaté, Praia das Pitangueiras e a Praia das Astúrias no Guarujá.
As Amorosas (1968)

O filme "As Amorosas", de Walter Hugo Khouri, não possui locações muito específicas. Sua filmografia apenas nos diz que as paisagens são predominantemente paulistas.
Reflexões de um Liquidificador (2010)

"Reflexões de um Liquidificador", de André Klotzel, também não possui muitos detalhes de bairros, ruas ou pontos turísticos famosos, porém foi gravado em sua maioria na cidade de São Paulo.
A Dama do Cine Shanghai (1987)

Com direção de Guilherme de Almeida Prado, o filme acompanha um corretor de imóveis que um dia entra em um cinema antigo no Centro de São Paulo e encontra uma mulher semelhante à personagem do filme que acabou de ver.
Não por Acaso (2007)

O filme dirigido por Philippe Barcinski e estrelado por Rodrigo Santoro e Letícia Sabatella teve diversos cenários pela cidade de São Paulo.
Lugares como o Horto Florestal, a Zona Central e o Elevado Presidente João Goulart (conhecido como Minhocão) foram usados no filme como cenário.
Chega de Saudade (2008)

Com direção de Laís Bondazky, que usa a dança como personagem e tema principal, tem como cenário principal o salão de baile União Fraterna Clube Operário, localizado na Lapa paulista.
Bróder (2011)

Dirigido por Jeferson De, nos mostra a história de três amigos de infância, Macu, Pibe e Jaiminho, que seguiram rumos diferentes na vida.
A história dos meninos tem como cenário principal o bairro do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo (terrinha minha hehe 🖤).
De Onde Eu Te Vejo (2016)

A comédia romântica sobre um divórcio, com direção de Luiz Villaça, tem como cenário: o Cine Marabá, o Bar Estadão e a Praça Vilaboim, os três na região central; também tiveram cenas no Rivieira Bar e na Praça do Ciclista, ambas próximas da Avenida Paulista.
Ensaio sobre a Cegueira (2008)

A adaptação do livro de José Saramago e com direção de Fernando Meirelles, São Paulo foi um dos locais que eles usaram para criar a imersão do filme (também foram filmadas cenas em Montevidéu e Toronto, mas a estrela dessa postagem é São Paulo).
Locações como: Rio Pinheiros, a ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, Vila Boim, o Minhocão (sim, de novo), o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo.
Bom, queridos, esses foram alguns locais da nossa cidade que foram destaque em filmes, agora vocês podem ir e planejar uma baita visita pela Terra da Garoa.
Fontes:





Comentários