Estereótipos dos Personagens de Obras Adolescentes
- Nathalia Romae

- 15 de ago.
- 6 min de leitura
Atualizado: 16 de ago.
Eu estava refletindo sobre como os filmes que se passam em um ambiente escolar têm os mesmos tipos de personagens.

Desde a minha infância, eu via muita televisão. E, como uma boa criança dos anos 2000, vi desde filmes a séries sobre o ensino médio e eu ficava fantasiando que, quando eu fosse adolescente, eu ia viver um desses seriados tipo “Visões da Raven” ou uma história memorável que nem “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (doce ilusão).
Mas aí parei para analisar alguns dos personagens de filmes e séries de que eu gostava e me pareceu que fizeram um grande copia, cola e mudaram uma coisa ou outra para se encaixar na narrativa, então pensei: “só pode ser o bendito estereótipo de personagem”, e de fato são.
A Popular
Das duas uma: ou ela é a grande gostosa da escola ou ela é a patricinha mandona. Os garotos são doidos por ela e as garotas querem ser ela.
Geralmente, ela rivaliza com a protagonista que acabou de chegar na nova escola e faz questão de provar que é a "Abelha Rainha" e que manda m tudo. Ela também compete com a protagonista pelo garoto popular (que é outro que vai ser citado).
Em certo período do audiovisual, as garotas populares eram as loirinhas que usavam rosa e roupas estilosas. Tanto que temos hoje: Regina George de Meninas Malvadas (2004), Sharpay Evans de High School Musical (2006) e, atualmente, a Glinda de Wicked (2024), que também segue esse arquétipo, por assim dizer.
A garota popular está sempre na moda, atualizada sobre tudo que acontece na escola, ela é capitã do time de líderes de torcida, e ninguém está acima dela. Ela é influente e usa do seu charme (ou ameaça/chantagem) para conseguir o que quer.
Se você não cede aos caprichos da garota popular, ela vai fazer da sua vida um verdadeiro inferno, assumindo o papel de bully. Ela espalha rumores, picha seu armário e te humilha publicamente.
Mas ela vai fazer todo o trabalho sujo? Claro que não, ela vai terceirizar a maldade. Ela tem três opções:
Uma das amigas dela vai fazer por ela
Ela vai usar um dos caras que é apaixonado por ela (e que ela não dá a mínima)
Vai pedir pra uma das garotas que é fã dela e, em troca, vai pensar em deixar ela sentar no almoço com ela e o grupinho.
Muito além de um rostinho bonito, ela é estratégica, manipuladora e sempre pronta pra fazer acontecer do jeito que ela quer.
Exemplos:
Cher Horowitz (As Patricinhas de Beverly Hills)
Elle Woods (Legalmente Loira)
Glinda (Wicked)
A Rebelde
A garota contra o sistema, curte rock e taca o terror em todo mundo.
Essa querida carrega um semblante de poucos amigos, politizada, questionadora e com estilo alternativo.
Ela é bem reservada e fala pouco, mas quando fala suas palavras são carregadas de sarcasmo e acidez. Além disso, também é questionadora, desafia autoridades e é figura de independência por estar maioria do tempo só, sendo considerada até mesmo esquisita por outras pessoas.
Esse arquétipo também esconde vulnerabilidades através de toda essa marra que afasta as pessoas. Uma personagem que representa isso é a Kat do filme "10 Coisas que Odeio em Você" (1999):
Ela protege a irmã mais nova para que não sofra das mesmas coisas
Mesmo demorando pra confiar, ela se abre com Patrick sobre seus objetivos de vida
No fim do filme, o maior ato de vulnerabilidade é quando ela recita seu soneto autoral.
Exemplos:
Ravena (Jovens Titãs)
Jade West (Brilhante Victoria)
Princesa Tiabeanie (Desencanto)
A Nerd ou O Nerd
Inteligente e sofre bullying por não ser o padrão. Sempre o personagem considerado esquisito por ser antissocial e viver na biblioteca.
O arquétipo de Nerd carrega diversos estereótipos caricatos que são lembrados até hoje:
Espinhas
Aparelhos gigantes
Óculos fundo de garrafa
"Sem estilo"
Desengonçada (o)
Não consegue se comunicar bem por ser introvertida (o)
O maior estereótipo do personagem nerd também é o que eu chamo de Síndrome de Clark Kent: porque é só tirar o óculos que vira outra pessoa.
Muitas vezes, o(a) personagem já é bonito(a) na nossa concepção (por causa de quem está atuando), mas ele(a) precisa passar por toda uma grande transformação de vestuário pra mostrar que possui boa aparência.
Um dos maiores exemplos é a personagem de Anne Hataway em "O Diário da Princesa" (2001), a Princesa Mia, em uma cena muito rápida.
E só a partir dessa transformação, o cara popular vai notar a personagem nerd e ver como ela é bonita (sendo que já era bonita).
Eu mencionei a transformação da Mia, justamente porque é mais comum em nerds femininas do que em nerds masculinos. O que abre a interpretação de: a garota só vai ser notada pela sua aparência e não pela sua inteligência. Mas se você, leitor, souber de algum nerd que passou por uma super transformação de aparência, comenta aqui.
Exemplos:
Velma Dinkley (Scooby-Doo)
Cosima Niehaus (Orphan Black)
Amy Farrah Fowler (A Teoria do Big Bang)
O Atleta
Esse todo mundo já conhece, é o cara alto, musculoso e que pratica esportes. O papel dele é ser bonito e causar rivalidade feminina entre a protagonista e a garota popular.
Ele é o cara que todas as garotas são loucas para ter como namorado. Muitas vezes tem fama de pegador e babaca, às vezes é um cara legal, como por exemplo o Wesley Rush do filme "DUFF" (2015).
O cara atleta é popular, os caras aspiram ser como ele, querem andar com ele ou sentem inveja dele. Além de, em algumas histórias, ele ser objeto de desejo entre a garota popular e a novata (ou a nerd), ele pode ter interesse romântico em uma garota e ter que disputar com o "bad boy", o cara descolado.
Exemplos:
Archie (Riverdale)
Steve Harrington (Stranger Things)
Noah Flynn (A Barraca o Beijo)
Badboy
Esse leva o público à loucura, mesmo sendo problemático na maioria das vezes.
O título já diz: ele é o cara mau, faz coisas ruins. Ele é o cara que o nome do meio é "problema". Vive arrumando confusão, briga, às vezes envolvido com uma coisa ilegal (aquela passagem na polícia, sabe?).
O estereótipo envolve fumar, beber a rodo, causar medo nos caras, alguns tem fama de quebrar o coração das garotas, outros tem fama de não se envolverem com ninguém, e claro, jaqueta de couro (pode reparar). Tem uma personalidade sarcástica,
Mas o que é comum no arco narrativo deste querido? Ele pode se envolver em um triângulo amoroso entre a protagonista e o cara popular, gerando rivalidade masculina de conquistar a garota primeiro. Além de ter todo aquele ciclo de mudança pela mocinha (certeza que daí que veio o movimento "I can fix him").
Alguns exemplos:
Dean Winchester (Supernatural)
Roman Godfrey (Hemlock Grove)
Damon Salvatore (O Diário de um Vampiro)
O Amigo Gay
Esse é o estereótipo do homem gay em específico é o que mais me irritava (e ainda irrita). Porque TODO filme com um personagem gay, ele era espalhafatoso, tinha que saber de moda, era superficial e "afeminado".
Honestamente, não tem problema algum ser assim. Mas quando isso se torna padrão e é usado em vários filmes (assim como todos os outros citados anteriormente), se torna combustível para preconceito, como por exemplo dizer que um homem homossexual "quer ser mulher".
E muitos filmes que se passam em ambientes escolares que tentam fazer algum tipo de representatividade, caem na atuação caricata e fantasiosa. Além de: não possui exploração para além da sexualidade, o personagem se torna sua sexualidade, ele não possui dores, conflitos e nem personalidade própria. Ficando sempre à mercê da personalidade das amigas.
Exemplos:
Stanford Blatch (Sex Education)
Ryan Evans (High School Musical)
Crodoaldo (O Crô)
Alívio Cômico
Esse é clássico. Aquele amigo engraçadinho, só se envolve em enrascada e muitas vezes usadas com isca de alguma armadilha.
Esse tipo de personagem é usado pra quebrar a tensão e trazer leveza para a narrativa. Ele se veste, muitas vezes de um jeito engraçado ou considerado "cafona", mas não dá muita importância.
Ele é um amigo leal e, apesar de discordar muitas vezes das ideias do protagonista, ele topa participar da enrascada. Isso é, quando não é ele quem propõe os absurdos, porque o alívio cômico tem o hábito de sugerir as estratégias que vão colocar ele e o protagonista em problema.
Exemplos:
Stiles Stilinski (Teen Wolf)
Burro (Shrek)
Dory (Procurando Nemo)
Essa foi uma análise bem breve sobre estereótipos dos personagens de obras adolescentes. Se eu esqueci algum ponto importante, concorda ou discorda, comenta aí!
.png)




Comentários